• Chá de Leitura

A LIBERTAÇÃO DOS KARMAS


Para quem deseja conhecer a concepção budista do karma, este é um bom livro. Nele, Seiyu Kiriyama trata não só da origem do karma e de suas manifestações, mas também dos meios para eliminá-lo. Sua visão resgata o sentido pleno das Sutras Ágama, conjunto de pregações feitas por Sakyamuni Buddha, o primeiro "iluminado".

De acordo com o autor, existem diversos tipos de karmas que influem sobre a nossa vida e o nosso destino. Alguns deles, atuantes numa mesma família há várias gerações, se originam da ação deletéria (reisho) exercida por espíritos de pessoas falecidas. Em geral, esses espíritos conviveram com membros da família e nutrem por esta sentimentos de ódio, inveja ou rancor, prejudicando-a com sua influência maléfica. Outra possibilidade é que o reisho seja provocado por espíritos de crianças abortadas.

O único método capaz de anular essas forças kármicas negativas é o jobutso-ho, que liberta os espíritos do sofrimento, fazendo cessarem os reisho. Segundo Kiriyama, a ignorância a respeito disso tem trazido consequências graves para o Japão, por exemplo. Para ele, o arquipélago japonês está repleto 'de espíritos falecidos provocando reisho e fazendo com que aumente vertiginosamente o número de pessoas e famílias infelizes.'

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo