• Chá de Leitura

A SAGA DE UM CÃO NO ÁRTICO


Publicado pela primeira vez em 1903, este romance é considerado a obra-prima de Jack London, escritor nascido na Califórnia, Estados Unidos.

O livro narra a história de Buck, um cão ágil e vigoroso, metade são-bernardo e metade pastor escocês. Depois de viver muitos anos numa fazenda, na costa ensolarada do Pacífico, Buck é raptado e enviado para o Alasca, no extremo Norte, onde foram descobertas jazidas de ouro. Além de atrair milhares de homens vindos do mundo todo, a "corrida do ouro" no Klondike estimula um negócio abjeto e cruel: o sequestro de um número cada vez maior de cães, oriundos do Sul, que são usados no transporte de pessoas e cargas.

Nesse ambiente hostil, onde prevalece a "lei do porrete e das presas", Buck vai despojando-se de seus velhos hábitos e adquirindo outros, mais apropriados àquela nova vida selvagem e primitiva. Essa transformação é descrita com lirismo em várias passagens da narrativa, como, por exemplo, no trecho seguinte:


"E ele aprendeu, não apenas por experiência, mas revivendo instintos há muito tempo mortos dentro dele. As gerações de domesticação eram retiradas dele aos poucos. Lembrava-se vagamente das origens de sua espécie, da época em que os cães selvagens se agrupavam em matilhas pela floresta primitiva e matavam suas presas enquanto as perseguiam. Não foi tão difícil para ele aprender a lutar com garras e dentes e o ataque rápido com a mandíbula dos lobos. Desse modo haviam lutado os seus ancestrais esquecidos. Eles aceleraram a vida primitiva dentro dele, e os velhos truques impressos na hereditariedade da raça passaram agora a ser os seus. Afloravam em Buck sem esforço ou necessidade de descoberta, como se tivessem sido seus desde sempre. E, quando nas noites quietas e frias, ele apontava o nariz para uma estrela e uivava longamente como um lobo, eram seus ancestrais, mortos e transformados em poeira, que apontavam o caminho e uivavam através dos séculos e através dele. [...]."


114 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo