• Chá de Leitura

Racismo no Brasil

Atualizado: 24 de Out de 2020

Na imagem, a capa do livro Racismo no Brasil, editado pela Publifolha

Racismo no Brasil é uma obra concisa e introdutória, editada pela Publifolha. Escrita pela antropóloga Lilia M. Schwarcz, ela é dirigida ao público leigo, embora também sirva àqueles que já conhecem o assunto.

Nesse texto acessível e não menos formal, Schwarcz discorre sobre as origens e a evolução do termo "raça", que, ao longo do tempo, em lugares e contextos variados, acabou assumindo nuances e significados distintos. Assim, ela demonstra, por exemplo, como esse termo foi incorporado à nossa realidade, convertendo-se num ícone nacional, que norteia e dá sentido a uma crença famosa entre nós brasileiros: o mito da "democracia racial".

A crença de que, no Brasil, a convivência entre negros e brancos é cordial e harmoniosa ainda perdura entre nós, apesar de sua falsidade. Afinal, a imagem oficial de um país profundamente mestiço, sem conflitos raciais aparentes, desvia o nosso olhar dos problemas concretos que afetam a população negra. A constatação do racismo, por exemplo, acaba sendo nublada pelo mito da "democracia racial". Segundo Lilia Schwarcz, "a oportunidade do mito se mantém (...) o que faz com que, no Brasil, no velho e bom senso comum, mesmo reconhecendo-se a existência do preconceito, a ideia de harmonia racial se imponha aos dados e à própria consciência da discriminação".


> Este livro está à venda na Estante Virtual


13 visualizações0 comentário

Inscreva-se para receber notícias sobre livros, eventos culturais e sorteios de livros!