• Chá de Leitura

UM SÉCULO IMPACTANTE


Um texto sólido e cativante, fruto de uma pesquisa exaustiva. Sem dúvida, esses adjetivos descrevem muito bem este livro de Geoffrey Blainey, autor da não menos célebre Uma Breve História do Mundo, com milhões de exemplares vendidos no mundo todo.

Abarcando uma ampla gama de eventos, que vão desde a ascensão dos Estados Unidos até a explosão das Torres Gêmeas, Blainey descreve as rápidas mudanças ocorridas no mundo do século passado. Entretanto, ele não se detém apenas nos grandes eventos políticos e econômicos mundiais, mas mergulha também no quotidiano dos povos, destacando, entre outras coisas, a difusão do turismo internacional (impulsionado pelas viagens aéreas) e a conquista do voto feminino na Turquia e na Índia. A respeito disso, o autor observa que, numa época em que a "urna eleitoral continuava fora do alcance das europeias", as mulheres neozelandesas já votavam nas eleições do seu país desde 1893.

O impacto das mudanças (mais velozes do que nunca) afetou drasticamente a economia, a cultura, a vida religiosa etc. É o que se observa, por exemplo, no surto da urbanização. Se, por volta de 1900, algumas das maiores cidades do mundo estavam localizadas na Europa, no final do século isso havia mudado. Nessa época, segundo Blainey, "não havia nenhuma cidade do Velho Mundo entre as 15 maiores do planeta". Cidades famosas como Paris, Londres e Moscou "eram menores do que certas cidades asiáticas (como Jacarta e Deli) e africanas".


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo