• Chá de Leitura

UMA FILOSOFIA PARA O NOSSO TEMPO


O que nos tornamos enquanto civilização? Qual o valor da vida para nós? Estas e outras indagações perpassam este livro. Nele, Viviane Mosé se propõe examinar o mundo em que vivemos sob a ótica de Nietzsche, pensador que, no século 19, imprimiu novos rumos à filosofia ocidental.

Nietzsche empreendeu uma crítica demolidora à nossa civilização. Para ele, foi a crença na razão, na sua capacidade de ler e controlar a vida, que debilitou o humano, fazendo-o adoecer. Ao adotar a razão como chave de interpretação do mundo, no século V a.C., a humanidade passou a construir suas normas e valores tendo "como alvo o incondicional, o imutável, o Ser, a verdade", como escreve a autora. No entanto, esse projeto civilizatório, tendo perseguido uma ilusão, hoje está esgotado, conforme previu o filósofo alemão.

Inversamente a isso, o que Nietzsche propõe é uma nova forma de ver e sentir, um novo modo de se relacionar com a vida, o corpo, o instante. Ao desafio imposto pela crise da razão, que hoje abala a cultura ocidental, ele propõe que digamos "sim" à vida, aceitando-a sem limites, tal como ela é. Ao invés de negá-la em prol de uma ficção, de uma verdade eterna e celestial, nós devemos afirmá-la, querê-la profundamente apesar de suas contradições, angústias, incertezas. "É sobre esta base dura e difícil, mas firme, que deve se sustentar uma cultura saudável, feita por mulheres e homens fortes, capazes não apenas de lidar com o sofrimento inevitável da vida, mas de se fortalecer com ele".


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo